Para quem denunciar crimes de internet
https://developers.google.com/search/help/report-quality-issues?hl=pt-br
https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/report_phish/?hl=pt-BR
É possível denunciar um site fraudulento através do Portal do Consumidor do Gov.br. Para isso, siga estes passos:
Acesse o Protal do Consumidor pelo link (https://consumidor.gov.br);
No campo de pesquisa, busque o nome da empresa que deseja denunciar;
Entre na página da empresa e clique em “fazer uma reclamação”;
Em seguida, será necessário fazer login na conta Gov.br;
Preencha os campos do relatório explicando o motivo da reclamação;
Caso possível, anexe imagens para ilustrar a denúncia.
No Brasil, os endereços abaixo estão disponíveis para receber denúncias:
crime.internet@dpf.gov.br - E-mail da Polícia Federal para denúncias de crimes na Internet.
cert@cert.br - E-mail do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, que tem feito um trabalho de combate a golpes de phishing scam, coordenado com os sites que estão hospedando programas maléficos, com algumas instituições financeiras e empresas antivírus.
phishing@cais.rnp.br - Endereço do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para envio de mensagens relacionadas com páginas falsas, principalmente de instituições financeiras.
artefatos@cais.rnp.br - Endereço do CAIS para recebimento de denúncias sobre aplicativos suspeitos (cavalos-de-tróia e outros programas maléficos usados nos golpes online).
crime.internet@dpf.gov.br - polícia federal
Itaú
emailsuspeito@itau-unibanco.com.br
SMS Suspeito
Informar o número completo que enviou a mensagem (somente números) para 7726.
Por exemplo, 5511965722381 para 7726
Note que é um número comum e não um número de 4 dígitos, portanto não existe a mínima possibilidade dessa mensagem ser do meu banco.
Após a denuncia eu recebo a seguinte confirmação da minha operadora Claro:
As informacoes enviadas foram registradas com sucesso. A Claro agradece novamente pela colaboracao.
SMS não suspeito (4 dígitos)
Paypal
alerta@paypal.com.br
Órgãos de Defesa do Consumidor
DECON (Delegacia do Consumidor): Recebe denúncias relacionadas a crimes contra o consumidor.
Defensoria Pública: Oferece assistência jurídica gratuita para aqueles que não podem pagar um advogado.
Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor): Coordena ações em nível federal relacionadas à proteção do consumidor.
Setores de Regulação ou Supervisão
ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica): Para reclamações sobre serviços de energia elétrica.
ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): Para questões relacionadas a planos de saúde.
ANA (Agência Nacional de Águas): Para reclamações relacionadas à gestão de recursos hídricos.
ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil): Para problemas com companhias aéreas e serviços aeroportuários.
Denúncias Trabalhistas
MPT (Ministério Público do Trabalho): Para irregularidades no ambiente de trabalho, como assédio ou condições insalubres.
Superintendência Regional do Trabalho (SRT): Para denúncias de violação de direitos trabalhistas.
Direitos Humanos e Sociais
Disque 100: Para denunciar violações de direitos humanos, como violência contra crianças, idosos ou minorias.
Ligue 180: Para denúncias de violência contra a mulher.
Conselhos Tutelares: Para proteção de crianças e adolescentes em situação de risco.
Meio Ambiente
IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis): Denúncias de crimes ambientais.
Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente: Para problemas locais relacionados ao meio ambiente.
Serviços Públicos
Ouvidorias de Prefeituras ou Estados: Para reclamações sobre serviços públicos locais, como transporte ou saneamento.
TCE (Tribunal de Contas do Estado) e TCU (Tribunal de Contas da União): Para denunciar mau uso de recursos públicos.
Segurança Pública
Polícia Civil e Militar: Para registrar boletins de ocorrência de crimes.
Disque Denúncia (181): Para denúncias anônimas de crimes.
Outros
CVM (Comissão de Valores Mobiliários): Para irregularidades no mercado financeiro, como golpes de investimentos.
COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras): Para reportar atividades financeiras suspeitas.
Ouvidoria do SUS: Para questões relacionadas à saúde pública.
Conselhos Regionais de Classe (CRM, CRO, CREA, etc.): Para denunciar condutas inadequadas de profissionais regulamentados.
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